Qual linguagem aprender, Java ou Python?

O Python é uma boa opção para iniciantes, pois a linguagem é mais intuitiva e sua sintaxe é semelhante à do idioma inglês. Também está em meio a uma revolução, já que sua natureza de código aberto está preparando o caminho para uma série de novas ferramentas para melhorá-lo.

O Java tem muito a oferecer como código aberto, além de lidar com problemas de desempenho de maneira mais resoluta. Sem falar que é a linguagem com o maior número de vagas de emprego sendo oferecida.

PRETENDO MORAR FORA, OU SOU DE
OUTRA ÁREA E QUERO MIGRAR,
O QUE DEVO APRENDER: PYTHON OU JAVA?

Alguns dos nossos alunos tem o interesse de morar fora do Brasil nos próximo anos, seja no Canadá, Portugal, Escócia etc. São países que estão contratando e pagam bem.

Também tem casos dos interessantes que querem migrar para a área de TI e simplesmente preferem uma linguagem fácil.

Eu recomendo sempre aprender as duas linguagens. Primeiro Java, que tem muita mais chance de ser contratado, já a maioria dos projetos usam o Java. E em seguida aprenda Python porque faz de você um profissional diferenciado. Um coringa que a empresa enxerga que pode aproveitar você em mais de um projeto.

MAS VAMOS AS COMPARAÇÕES

SUPORTE PARA PARADIGMA DE PROGRAMAÇÃO

As duas linguagens de programação suportam vários paradigmas de programação comumente usados. Além de ser uma linguagem de programação orientada a objetos, o Python também suporta paradigmas de programação funcional. Java 8 suporta conceitos de programação funcional chave, como expressões lambda.

BIBLIOTECA PADRÃO

Python: biblioteca padrão ampla e abrangente (130.000 pacotes no Python).

Ao mesmo tempo, o Java também permite que os desenvolvedores escolham de uma ampla variedade de bibliotecas de acordo com suas necessidades específicas. No entanto o Python ainda pontua sobre Java na categoria de biblioteca padrão.


Curso de Java


DESEMPENHO E VELOCIDADE

Tanto o Java quanto o Python não possuem a velocidade ideal necessária para facilitar a computação de alto desempenho. Mas a Java Virtual Machine (JVM) acelera a execução do código Java através da compilação just-in-time (JIT).

APRENDIZADO DE MÁQUINA E CIÊNCIA DE DADOS

O Python é amplamente usado por empresas para projetos de computação científica, Big Data e Inteligência Artificial.

No entanto, muitos programadores de aprendizado de máquina optam pelo Java enquanto trabalham em projetos relacionados à Segurança de Redes, prevenção de ataques cibernéticos e detecção de fraudes.

ÁGIL E DEVOPS

Tanto o Java quanto o Python permitem que as empresas adotem novas metodologias de gerenciamento de projetos, como o Agile e o DevOps.

Como o Java possui um sistema de tipo estático, torna-se mais fácil para os programadores simplificar a refatoração. O Python ajuda os desenvolvedores a automatizar a refatoração, apresentando um sistema de tipo dinâmico.

CURVA DE APRENDIZADO, QUAL A LINGUAGEM MAIS FÁCIL?

Como destacado por vários estudos, os iniciantes acham mais fácil aprender Python do que Java.

As regras de sintaxe simples e expressivas do Python tornam mais fácil para os iniciantes começarem a escrever aplicativos de software. No geral, tanto o Python quanto o Java são linguagens de programação robustas.

Apesar de serem linguagens de programação maduras, tanto o Java quanto o Python são usadas atualmente para Inteligência Artificial, aprendizado de máquina e ciência de dados.


Curso de Python


CONCLUSÃO

Java e Python são duas das linguagens de programação mais populares do mercado atualmente devido à sua versatilidade, eficiência e recursos de automação. Ambas as linguagens têm seus méritos e suas falhas, mas a principal diferença é que o Java é estaticamente digitado e o Python é digitado dinamicamente.

Vamos aos pontos: quem busca o primeiro emprego, ou se realocar no mercado de trabalho: Java. Quem está querendo aprender uma linguagem fácil para criar projetos ou ser ter diferencial no mercado de trabalho: Python.